Notícias

Receita Federal deflagra Operação Pseudópodes II em São Paulo

A operação busca combater o contrabando, o descaminho e o comércio de calçados contrafeitos de diversas marcas

Na manhã desta segunda-feira, dia 7 de agosto, a Receita Federal deflagrou a Operação Pseudópodes II, na região do Brás, zona de comércio popular da capital paulista.

A Operação Pseudópodes II busca combater o contrabando, o descaminho e o comércio de calçados contrafeitos de diversas marcas. Estima-se que a operação resulte em uma retenção de, aproximadamente, oito caminhões contendo 96 mil pares de tênis com valor em torno de R$ 7,7 milhões em mercadorias.

O nome da operação faz referência à Operação Pseudópodes deflagrada em abril deste ano, também na região do Brás. Naquela operação, foram apreendidos cerca de 150 mil pares de calçados, avaliados em aproximadamente R$ 8,5 milhões.

O termo pseudópodes, que dá nome à operação, vem do grego e significa falsos pés. É usado na biologia e se refere a estruturas utilizadas para locomoção e alimentação de protozoários e leucócitos.

A operação acontece em conjunto à Prefeitura de São Paulo e à Guarda Civil Metropolitana e fiscaliza nove estabelecimentos atacadistas e varejistas. Sete pessoas foram conduzidas para a Polícia Federal, para instauração de procedimento criminal. Além disso, as lojas fiscalizadas serão lacradas pela Prefeitura. A operação deve seguir até a quarta-feira.

Fonte: Receita Federal

x