Notícias

Mais alterações na CLT – Publicada a Lei nº 13.509 de 22 de novembro de 2017

O direito do trabalho vive mesmo um período de profusão legislativa, leia-se, insegurança jurídica. O momento político não é adequado, mas um Código do Trabalho é medida que, há muito, se impõe.

Em mais uma manifestação de criatividade legislativa sem precedentes, o Legislador pátrio promove outra modificação no estuário normativo juslaboral. Acaba de ser publicada a Lei nº 13.509 de 22 de novembro de 2017, além de outras medidas, altera os artigos 391-A, 392-A e 396 da CLT.

Em breve síntese, a novel legislação tem como objeto estender a garantia provisória de emprego da gestante para o empregado adotante ao qual tenha sido concedida guarda provisória para fins de adoção (parágrafo único do art. 391-A da CLT, incluído pela nova Lei).

Ainda, garante a licença maternidade em casos de adoção ou obtenção de guarda judicial não só de crianças, mas também de adolescentes (art. 392-A da CLT).

Por fim, os dois descansos especiais de meia hora cada um que faz jus a mulher para amamentar seu filho passa a ser estendido também para os casos de adoção (art. 396 da CLT).

As medidas são salutares e promovem a igualdade substancial entre o filho adotado e o não adotado.

Fonte: Os Trabalhistas

O escritório de advocacia e consultoria jurídica Autran Nunes, Teixeira e Barreto vem atuando em Fortaleza, no Ceará, desde 2008, em verdadeira parceria junto a seus clientes, prezando pela proximidade na relação profissional. Atuamos nas áreas de Consultivo e Contencioso Cível e Empresarial; Proteção Patrimonial e Planejamento Sucessório; Recuperação de Tributos; Direito Trabalhista Bancário; Trabalhista e Previdenciário Empresarial; Direito Societário; e Direito Tributário. Nosso escritório é pautado pela ética, transparência, responsabilidade, qualidade, comprometimento, lealdade e espírito de equipe. Valorizamos o potencial humano, a satisfação de nossos colaboradores, a meritocracia e o aperfeiçoamento profissional.
x